Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

TEMPLO DE ORAÇÃO


Rating: 2.9/5 (54 votos)



ONLINE
1




ESTUDO BÍBLICO






PASTORA



Oito recomendações para controlar o medo de falar

 

1. QUANDO O MEDO APARECER, ENCARE-O NORMALMENTE – Você não é o único que sente medo de falar em público. Os maiores oradores, embora não demonstrem ou, até mesmo, não confessem, de vez em quando são atacados pelo mesmo inimigo. Muitos deles, mesmo declarando que não sentem receio de falar em público, traem-se pelo empalidecer das faces, pelo tremor das mãos, pela movimentação desordenada das pernas e outros indicadores da presença do medo. Portanto, não fique desesperado quando o medo aparecer.

2. CONTROLE O SEU NERVOSISMO – Ao se aproximar o momento de falar, não alimente a chama do seu nervosismo. Algumas atitudes como, por exemplo, andar de um lado para outro fará você ficar tenso e aumentar a sua intranqüilidade. Procure deixar o seu corpo em posição descontraída, solte os braços e as pernas e respire profundamente.

3. TENHA UMA ATITUDE CORRETA – Normalmente os nossos gestos são inconscientes. Vigiar o comportamento do corpo é instruí-lo a não refletir os nossos receios. Ao caminhar para a tribuna, demonstre, pela sua postura, um comportamento seguro e confiante, faça-o sem hesitar. O Povo ficará interessado em ouvir um obreiro, que demonstra a atitude de alguém equilibrado.

4. SAIBA O QUE FALAR - Não espere que a tribuna seja sua única fonte de inspiração. Você controlará o medo de falar na frente das pessoas, se souber exatamente o que vai dizer.

5. NÃO PINTE O DIABO MAIS FEIO QUE ELE É – Enquanto estiver aguardando a sua vez de falar, não imagine cenas pessimistas. Concentre-se no que os outros estão fazendo e afaste os maus pensamentos. Isto o tornará mais tranqüilo e confiante.

6. NÃO ADQUIRA VÍCIOS – Botões do paletó, bolsos, fio do microfone, não puderam lhe oferecer segurança. Já observou quantos obreiros se procurando se acalmar, mexendo nos botões do paletó ou colocando as mãos no bolso ? Pensando que agindo assim o nervosismo desaparece é um engano. Poderá tornar-se um péssimo vício (se é que existem bons) e arriscará a desviar a atenção do auditório, que durante todo o tempo precisa ficar concentrada nas suas palavras.

7. CHAME A SUA VOZ COM A RESPIRAÇÃO – O nervosismo deixa a voz enroscar na garganta e cada frase é pronunciada com dificuldade. Tossir, pigarrear, além de ser desagradável aos ouvintes, não resolve o problema, ao contrário, poderá agravá-lo. Fique tranqüilo, respire profundamente e em seguida, provavelmente, a voz voltará ao estado normal.

8. A PRÁTICA IRÁ PROPORCIONAR-LHE O REFLEXO – Para aprender a dirigir é necessário aprender alguns detalhes, para falar em público é a mesma coisa. No início, você não saberá se deve gesticular com o braço direito, ou o esquerdo, se olha para o auditório, se pensa no que vai falar, ou se fala sem pensar.

Pra. Terezinha de Souza Chaves