As características do servo de Deus.
TEMAS:
9.2 - Pensamento, Temor, Emoções e Equilíbrio
9.2.1 - O Pensamento – Texto básico: At cap. 5.1-5
Sabemos que o diabo usa da mesma arma de Deus para levar as pessoas ao engano, isto é, o poder da palavra, dos pensamentos e das idéias. A palavra quando sai da boca de Deus, ou quando é inspirada por Deus, sempre produz Fé, ânimo, coragem, força, enfim, vida! Entretanto,quando a palavra ou o pensamento é uma inspiração do diabo ela sempre produz justamente o oposto, isto é: Dúvida, desânimo, medo, fraqueza, enfim , morte! Ananias e Safira faziam parte da Igreja Primitiva, se eles eram convertidos ou convencidos? Só Deus sabe, mas o fato mais grave é que deixaram que satanás enchesse o coração deles com pensamentos contrários aos pensamentos de Deus.
O servo de Deus tem que vigiar constantemente os pensamentos que surgem na sua mente assim como as palavras que chegam ao seu ouvido, especialmente daqueles que mais são chegados a ele e cujo amor é mais acentuado.
9.2.2 - O Seu Temor - Texto básico Pv 9.10, 8.13, 14.27
Quando a bíblia fala em temor de Deus, ela não está se referindo ao sentimento de medo ou pavor que a
criatura deve ter do criador, mas o sentimento de profundo respeito e reverência em amor. Deus é Pai.E qual é o pai que deseja que seus filhos lhe tenham medo ou pavor, senão apenas amor e respeito?
9.2.3 - As Emoções – Texto básico: Hb 10.38
O servo de Deus nunca se deixa levar pelas emoções, pelo que sente ou deixa de sentir. Ele anda pela fé, na mais absoluta certeza de que Deus cumprirá aquilo que ele prometeu cumprir. Isto não significa dizer que o homem de Deus tenha que ser insensível ou não sentir qualquer emoção, de maneira nenhuma! Mas o que se pretende ensinar é que as emoções ou os cinco sentidos não têm qualquer vínculo com a fé.
Da mesma forma como a visão não tem nada a ver com a audição, assim também a fé não tem nada a ver com a manifestação dos cinco sentidos.
As circunstancias nem sempre exprimem a realidade e o que se ouve sempre condiz com os fatos.
9.2.4 - O Seu Equilíbrio – Texto básico: I-Tm 3.11, Tt 2.2, Ec 7.16
Uma das virtudes mais importantes no Servo de Deus é o seu equilíbrio. Equilíbrio no ministério, na família, nos gastos pessoais, no comer, enfim, equilíbrio em todos os setores da sua vida.
Em toda a matéria criada por Deus tem o seu equilíbrio. O Sol, a Terra e os demais planetas, As Estrelas e o que neles há seguem a uma ordem natural equilibrada.
O servo equilibrado é caracterizado pela maneira temperante de agir diante de situações difíceis.
TEMPLO DE ORAÇÃO
Pr. Antônio Luiz R. Chaves.